Como garantir latência baixa e estabilidade em jogos online?

Para garantir baixa latência enquanto joga online, é necessário seguir algumas instruções e procedimentos:

Primeiramente é necessário entender que a latência é o tempo em ms (milissegundos) que um pacote leva para ir até o servidor do jogo e voltar ao seu computador, então ele depende da rede do seu provedor e da rede de terceiros. Quanto menor sua distância em relação ao servidor do jogo, menor será a latência. Isso leva a entender que, jogos que estão hospedados em servidores fora do Brasil vão ter latência mais alta, pois os caminhos (rotas) até eles são maiores. Em contrapartida, jogos hospedados em servidores no Brasil terão menor latência.

Outra dica importante é sempre jogar com o seu equipamento conectado à Internet, através de um cabo de rede. Desta maneira, não haverá interferências eletromagnéticas, assim como perdas por conta do alcance e barreiras da rede Wi-fi.

Verifique a integridade do seu cabo de rede, isso porque, conectores sujos, oxidados ou quebrados, podem afetar a comunicação do seu computador com o modem/roteador (ONU).

Verifique as configurações do seu equipamento. Memórias e processadores no limite (próximas a 100% de uso) podem interferir diretamente em sua experiência enquanto joga.