Qual a diferença da rede 2,4 GHz e a 5,8 GHz?

  • Wi-Fi 2,4 GHz
    Adotada como padrão, a banda 2,4 GHz é a mais utilizada e mais conhecida. Com menor intensidade. Essa frequência tem menos força no momento de transmitir dados. Além disso, trabalha com apenas três canais, o que explica o fato da possibilidade de sofrer maiores interferências.
    No entanto, um ponto muito positivo a ser considerado é o seu maior alcance, o que facilita a conexão com dispositivos situados longe do roteador. Aliado a isso, também é mais eficiente quando há necessidade de atravessar obstáculos como paredes, por exemplo.
  • Wi-Fi 5,8 GHz
    A força do sinal é a principal vantagem de trabalhar com a frequência de 5,8 GHz. Com mais capacidade de transmissão de dados, essa frequência possui um desempenho melhor e, por isso, é utilizada em situações que necessitam de transferência contínua.
    No entanto, a banda de 5,8 GHz conta com um alcance mais curto. Isso porque quando o assunto é radiofrequência, quanto maior a frequência, menor será o alcance. A banda 5,8 GHz pode usar até vinte e três canais diferentes. Por isso, tem menos probabilidade de sofrer com interferências de outros aparelhos.